Nossas redes sociais

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

QUEM MANDOU MATAR O REI MOMO DE MACAÍBA?

 

Aqui em Macaíba como em quase todo o país, no período carnavalesco é comum e sempre agradável, ser criado de forma brincalhona e buscando fortalecer a cultura popular, a utilização de personagens para as festas carnavalescas, na utilização de um personagem intitulado REI MOMO.

Aqui em Macaíba era sempre comum encontrar no período carnavalesco, o personagem do REI MOMO. Até concurso se fazia para escolha do rei momo e de sua parceira de carnaval, a rainha.



Mas neste ano, o Prefeito da cidade de Macaíba e sua equipe que coordenou o carnaval Macaibense não usaram tal personagem.

Na verdade quem eliminou tal personagem?

Será que mandaram matar?

Para ajudar a entender a riqueza cultural que é a utilização deste personagem no período carnavalesco, segue abaixo um breve histórico do que foi esse personagem na cultura da população ocidental.

O Rei MOMO é um personagem da MITOLOGIA GREGA, que se tornou um símbolo do carnaval em alguns países da América Latina, com destaque para o Brasil e a Colômbia.

Na mitologia grega, MOMO era uma das filhas que a deusa Nix, que era a personificação da noite, teve sem um pai ou com Érobo.

Na mitologia Grega MOMO foi escolhida para julgar qual deus, dentre ZEUS, POSEIDON E ATENA, poderia fazer algo realmente bom.

Zeus fez o melhor dos animais, o Homem.

Atena fez uma casa para os seres morarem.

Poseidon fez um touro.

MOMO na mitologia grega que ainda vivia entre os deuses, não gostava de nada e criticou a todos.

E MOMO assim criticou:

Criticou o touro criado por Poseidon, por não ter olhos em baixo dos chifres que o permitisse mirar os seus alvos quando fosse chifrar.

Criticou o homem por não ter uma janela no seu coração para que o seu semelhante pudesse ver o que ele estava planejando.

E criticou a casa porque ela não tinha rodas de ferro na sua base para que ela fosse movida.

Percebe-se que esse personagem mitológico MOMO era meio que CRITICA TODOS E TUDO.

Passa a ser já na mitologia grega uma personagem não muito desejada ao diálogo. Parecia a oposição em Macaíba quando critica os erros do Prefeito.

E foi na Espanha que o MOMO passa a existir no século XVI na literatura.

E buscando parodiar aquele personagem não muito agradável que questionava e discordava de tudo, foi criado um ser meio que inconveniente. Inclusive no final esse boneco era queimado, simbolizando a morte de Jesus Cristo e a chegada da sua ressurreição.

Mas já final do século XIX, 1888, no Carnaval de Barranquilla na Colômbia, que surge um ser com uma personagem ALEGRE E FOLIÃO e este personagem demonstrava que naquele período carnavalesco sobre sua autorização estaria permitido a FOLIA.

Muita festa, brincadeiras e a modo do MOMO da mitologia grega, RIR DE TODOS E PERMITIR A DESORDEM em benefício da festa.

Já no Brasil não muito diferente da Colômbia, o rei MOMO passa a ter um papel brincalhão e desordeiro para fortalecer a folia.

Surge pela primeira vez encenado por um palhaço na atuação do circo Spineli. O Benjamim Oliveira desfilou como tal, o MOMO. Em 1910.

Mas só em 1933, é que passa a ter a semelhança dos dias atuais, no Carnaval do Rio. Quando os artistas Edgard Pilar, Vasco Lima e outros jornalista do jornal A NOITE construíram em forma de papelão um personagem que seria o REI MOMO DO CARNAVAL naquele momento e só no ano seguinte é que dão corpo a esse personagem que passa a existir como ser humano nas passarelas do carnaval.

É esse ser que a partir do RIO DE JANEIRO toma as passarelas do BRASIL no período carnavalesco.

E aqui em Macaíba era muito divertido e fortalecedor da cultura popular quando o Prefeito ou Prefeita da cidade escolhia ora por seleção ou amizade, uma pessoa para representar esse REI MOMO.

Era comum ser “gordinho”, para dar a entender que a sua estatura e peso representavam a fartura da festa que trazia o carnaval. Inclusive esse formato já importado dos modelos de REI MOMO em outras cidades do mundo, inclusive na Europa.

Mas esse ano aqui em Macaíba, o prefeito Emídio Júnior não permitiu que fosse escolhido REI MOMO.

Será que porque da mesma forma que o MOMO MITOLÓGICO que questionava tudo e todos, o Prefeito ficou com medo do rei momo 2024 criticar sua administração que nada fez.

Mas será que mataram o rei MOMO de Macaíba por mera vingança, tendo em vista que ele nutria paixões pelos adversários?

Quem mandou matar o REI MOMO DE MACAÍBA?

Verônica Bernardo

Licenciada em Ciências Biológicas, Pós Graduada em Psicologia da Educação e Aprendizagem e concluindo o Mestrado em Ciências da Educação.


João Marques Lino da Silva

Membro da Comissão de Direitos Humanos de Macaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou sobre este artigo.