Ata
A Ata nada mais
é do que um registro formal e técnico de um evento ocorrido. Precisa ser clara,
precisa, concisa, mas sobretudo expressar tudo que aconteceu. Por isso, que as
vezes pode até parecer redundante, mas na verdade precisa ser enfática no ocorrido.
Como fazer uma ata de reunião formal
Aspecto extremamente formal, sendo assinada por
todos os integrantes e registrada em cartório. Ex: alteração contratual,
alteração de diretoria, entre outros.
A ata formal é
constituída por 5 partes:
·
Abertura: indica a data, horário, local e o nome da entidade que está reunida;
·
Legalidade: declaração de legalidade da reunião por existir quórum, conforme os
estatutos. Não havendo quórum, a reunião não poderá ser realizada, mas a ata
deverá ser lavrada para que o fato fique registrado;
·
Expediente registro
informativo no qual constam os nomes dos presentes e as ausências justificadas,
além de avisos e outros assuntos;
·
Ordem do dia: parte central do texto, corresponde ao registro das discussões e
decisões ocorridas durante uma reunião, devendo ser narrados em ordem
cronológica e também registrados os quesitos, a forma de votação e o resultado;
·
Encerramento e desfecho: quando todos o acontecimentos foram
registrados.
Não esqueça de precisar a data no início e final, mantendo o endereço geral que apresentou no início
como sendo o local da reunião. Nunca esqueça de especificar que a
escreveu/produziu e quem conduziu seu papel de funcionamento da reunião. Não é
obrigatório ser o presidente e secretário de uma entidade ou da entidade que
está executando a reunião e/ou assembléia, mas se assim for, mais forte o papel
daquela tendo em vista que representa a afirmação legal de um evento. Tendo
poder de FATO JURÍDICO.
Segue anexo a esta
página um modelo para você como exemplo. Mas não se prenda a este modelo. Seja
criativo e preciso. Sem perder a capacidade de transcrever com precisão tudo
que ocorreu sem ser prolixo.
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