Nossas redes sociais

sábado, 5 de fevereiro de 2022

O SAPATEIRO PAPALÉGUAS E A FEIRA DE MACAÍBA

 


Um sapateiro, intitulado SAPATEIRO PAPALEGUAS tem feito vez por outra lives falando de problemas da cidade.

Em forma de denúncia o jovem sapateiro tem feito um conjunto de denúncias exigindo o certo na cidade de Macaíba.

O internauta ativo, esse sapateiro brilhante tem feito várias críticas aos erros do poder público.

Na manhã desta sexta-feira, 04 de fevereiro do corrente ano, ele iniciou sua denúncia lembrando que na antiga gestão, o governo Fernando Cunha não respeitava os feirantes.

E agora na atual gestão está exigindo colocar as bancas a partir de 17 h. Segundo cita o militante da internet, Sapateiro Papaléguas, tal ato é injusto. Tendo em vista a forma que acontece. Pois colocar bancas a partir de 17 h gera desgastes neste ato de colocar barracas na feira devido seu horário. Poderia ser mais cedo, como antes.

A observação é que começando colocar às 17, este trabalho vai ser concluído depois das 00 do sábado. Sabe por que não pode agora ser mais cedo? 

Segundo o militante da internauta, tal ação estava atrapalhando grandes comerciantes. 

É como se uma ação do grande empresário exigiu da prefeitura uma mudança no ato de colocar as barracas, para assim facilitar o comerciante fixo. Estes que tem seus pontos comerciais nas ruas onde fica a feira.

internauta cita que faz tal denúncia em defesa dos trabalhadores braçais que carregam e montam as barracas.

O interessante é que o internauta ativo, o SAPATEIRO PAPALEGUAS, cita com jeito criativo e na sua maneira mais alternativa possível a reinvindicação.

Parabéns PAPALÉGUAS, um sapateiro que merece nosso respeito e admiração.

O problema da feira não é algo simples de se resolver e precisa ser entendido como uso do espaço SOCIAL e CULTURAL. Não é feito um muro que quando está quebrado, é suficiente ou removê-lo construindo outro ou retoca-lo. A feira é um espaço social e cultural habitado por seres humanos e animais irracionais, precisa ser entendida. Percebida como instrumento não apenas de comercialização mas como espaço de vidas.

Existem pessoas que vivem dela. Sobrevivem dela. Mexer com este espaço precisa ser feito com diálogo.

Eis o vídeo do SAPATEIRO PAPALÉGUAS




PROPOSTA DO AÇÃO POPULAR PARA O ACOMPANHAMENTO DA FEIRA DE MACAÍBA:

Para Prefeitura:

1 – Realizar um diagnóstico sobre a feira. Quantos feirantes e de onde? Quantos de Macaíba? O que produzem? O que é vendido na feira? Existe quais tipos de empreendimentos na feira? Que grupos atuam na feira? A história da feira e seu espaço? O que gera ou afeta na economia local?

Para os feirantes:

2 – Criar a ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DOS FEIRANTES DE MACAÍBA Objetivando dotar os feirantes de acompanhamentos e assessoria.

Tendo a feira sendo estudada como ESPAÇO CULTURAL E SOCIAL e não apenas ECONOMIA, feirantes e Prefeitura devem criar um GRUPO DE TRABALHO para pensar seu fortalecimento e sua organização.

Caso contrário a feira será sempre um problema e sempre precisaremos ficar fazendo denúncias contra qualquer alteração que for realizada nela.

Parabéns SAPATEIRO PAPALEGUAS !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou sobre este artigo.