Nossas redes sociais

domingo, 6 de fevereiro de 2022

O SABER BURGUÊS E SUA LEGIÃO DE SEGUIDORES

Não me assusta em ver e encontrar algumas vezes até em sala de professores, pessoas que se dizem educadoras com formação em nível superior defendendo ideias retrógradas e algumas destas extremamente fascistas.

Certa vez encontrei nas redes sociais uma professora aqui de Macaíba/RN, defendendo as ideias do Presidente Bolsonaro. E inclusive acreditando ainda na “estória da mamadeira de piroca”, FAKE NEWS divulgado na campanha de 2018 para tentar manchar a campanha de Fernando Hadadd.

Mas de onde vieram estas professoras e professores que tem tais compreensões?

Professoras e professores com formação acadêmica que defendem que “bandido bom é bandido morto” e ainda se chateiam com quem for explicar qual a principal tarefa da luta dos direitos humanos, de onde eles (as) vieram?

Todos(as) são formados dentro das UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS BRASILEIRAS.

Passaram por um longo processo de formação acadêmica produto do saber científico nestas universidades fruto desta sociedade burguesa.

Estas universidades são formadoras destes tipos de perfis profissionais.

Mas não é dela que deveremos esperar pessoas extremamente revolucionárias e conscientes de seu papel social?

Não !!!

Destas universidades no máximo o que se produz é um conjunto de seres humanos, com visão para manutenção do status quo e que em princípio se sente levado a debater temas relativos a cidadania plena. Mas nada mais do que isso.

E questionar o processo histórico capitalista?

Jamais !!!

Das universidades públicas e privadas, é possível ser criado grupo de profissionais com visão contra o RACISMO, CONTRA A HOMOFOBIA, CONTRA O MACHISMO, CONTRA TODO E QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO, e só ! Discutir o processo histórico burguês e sua derrocada, nunca !!!

E ainda é possível encontrar este pequeno grupo. Considerando no total de formados naquelas universidades, este grupo ainda é insuficiente. Mas é possível encontrar ainda.

Mas este tipo de pensar ( visão contra o RACISMO, CONTRA A HOMOFOBIA, CONTRA O MACHISMO, CONTRA TODO E QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO) é suficiente para construir uma nova sociedade?

Inclusive uma nova sociedade que consiga extirpar de seu seio o gérmen do fascismo?

Não !!!!

Só mesmo a defesa de uma sociedade que elimine todo e qualquer tipo de exploração, é que é o antídoto contra o fascismo.

É por esta razão que uma sociedade socialista, geradora da busca pela igualdade é tão odiada pelos fascistas. Estes, os fascistas, fazem questão de confundir quem defende direitos humanos, quem defende ação contra todo e qualquer tipo de preconceito, com os socialistas.

Os socialistas são também defensores dos direitos humanos e contra todo e qualquer tipo de preconceito, mas nem todo ser humano que defende direitos humanos e é contra todo e qualquer forma de preconceito, é socialista. Na verdade a maioria não é socialista.

Mas os fascistas, porque sabem que só uma sociedade socialista e comunista é que impede sua disseminação, fazem questão de confundir e chamar todos de SOCIALISTAS.

As universidades públicas ou privadas dentro deste processo histórico burguês não produzem socialistas.

Produzem em sua maioria, com exceções, vomitadores do processo de dominação e reafirmação do status quo burguês.

É por isso que é tão comum você encontrar professores com formação acadêmica defensores do fascismo. Isso dentro das nossas salas de aula.

Vamos estudar o SOCIALISMO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou sobre este artigo.