Nossas redes sociais

quarta-feira, 1 de maio de 2024

MACAÍBA JÁ FOI DE LUTAS !!!!

Na manhã deste 01 de maio do corrente ano, por volta das 10 h, visitei o centro da cidade de Macaíba. Muitas empresas comerciais fechadas. Alguns ambulantes ainda resistindo ao suposto feriado burguês e ruas querendo ficar desertas.

Passou um filme em minha mente.

Nele me via no ano de 1986, também pela manhã, quase 10 h da manhã e caminhava juntamente com uma média de 150 trabalhadores/as pelas principais ruas da cidade. Cartazes.

Faixas.

Charanga pequena.

Um carro de som meio deficiente mais ensurdecedor gritava TRABALHADORES UNÍ-VOS.

Era forte aquela cena. Principalmente para uma Macaíba ainda dominada por oligarquia e controlada pelo coronelismo.

Quase parei em frente a praça ao lembrar desta cena.

Ocorreu sim, em 1986, organizado tal protesto em homenagem aos trabalhadores assassinados por lutarem por redução da jornada de trabalho, a um século antes. Em 1886.

Foi divino aquele dia.

Com apoio do padre da cidade, Padre José Amorim, uma comissão de jovens, membros dos trabalhos da pastoral social da Igreja Católica, realizou aquele ato. Nos anos seguintes ocorreram ainda outros atos semelhantes e também coordenado pela pastoral social da Igreja Católica na época.

Mas foram só estes. Com a morte do Padre Amorim e o afastamento da comissão dos trabalhos sociais, os atos foram diminuindo.

Mas ocorreram e possuíram um significado muito forte na luta dos trabalhadores de Macaíba.

Naquela época, idos de 1980, não existia sindicatos fortes. Nem sócios de sindicatos existiam. O único com algum papel significativo era o SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, que pouco se articulava a esquerda na cidade.

Diferente de hoje, onde existem muitos sindicatos representativos de trabalhadores e trabalhadoras.

Mais como justificar que há 38 anos atrás, um grupo de jovens com apoio de um padre realizou tal ato e hoje, com tantos sindicatos, partidos de esquerda e grupos sociais, não existem mais tais atos?

Importante fazer o resgate histórico:

A data de 01 de maio, dia do trabalhador, foi uma homenagem aos Mártires de Chicago, cinco líderes operários, de corrente sindicalista anarquista, que foram executados nos Estados Unidos por participarem dos protestos no dia 01 de maio de 1886, onde a principal bandeira defendida era a redução da jornada de trabalho. A “segunda internacional”, grupo defensor do socialismo foi o primeiro grupo social no mundo a defender que este dia fosse lembrado como dia de luta. Inclusive com protestos e greves.

Detalhe: O poder burguês se apropriou da ideia, apagou a história e tornou tal dia feriado.

Aquele grupo de jovens, que há 38 anos atrás realizou aqui em Macaíba o primeiro PRIMEIRO DE MAIO DE MACAÍBA, buscava justamente reafirmar a história defendida pela SEGUNDA INTERNACIONAL.

Hoje mesmo existindo partidos de esquerda na cidade e sindicatos fortes, tal ato não aconteceu.

Como explicar tal ausência neste debate?

Claro que justificar a inexistência desses atos pelo simples fato da compreensão histórica atual das pessoas, individualizando a culpa, é negar ao processo histórico seu papel de transformação e mobilização. O tempo e a história nos envolvem e deflagram vez por outra, nossos atos. E como se fossem empurrados. Jogados no meio da luta.

Hoje infelizmente, tal corrente que nos impulsionaria para luta é fraca. Meio que pequena.

E como reagir?

Estudar a história da classe trabalhadora. Buscar consciência de classe e entender que a luta de classes ainda nos determina. Ora revolucionários, ora apenas dominados.


João Marques Lino da Silva

Membro da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DE MACAÍBA

sexta-feira, 19 de abril de 2024

PROFESSORA JACIRA FALA EM PRAÇA PÚBLICA A VERDADE QUE DR EMÍDIO PRECISAVA OUVIR

Na manhã de hoje, na Praça do M, centro da cidade de Macaíba, a professora Jacira, dirigente do SINTE DE MACAÍBA, faz fala emocionante e forte sobre a educação em Macaíba, veja o vídeo a seguir.

Diferente do que andam falando sobre a situação da educação do município de Macaíba, a professora Jacira foi verdadeira, taxativa e contundente, mas falou a verdade.

Salas de aulas que nem ventiladores possuem.

Alunos com necessidade de acompanhamento que estão sem este auxílio.

E escolas desestruturadas.

Será que o DR Silva Júnior tem feito o dever de casa?

quinta-feira, 18 de abril de 2024

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO QUANDO PROFESSOR FAZIA GREVE ESQUECE SEU PASSADO

Um conjunto de educadores/as do Município de Macaíba em uma assembleia datada de 17 de abril do presente ano, deflagrou uma paralisação de suas atividades para o dia 19 de abril, nesta sexta. Estes educadores coordenados por dirigentes sindicais dos dois sindicais locais, SINTE E SINSEMAC estarão nesta sexta-feira com suas atividades educacionais paralisadas. 

As reivindicações se pauta da questão salarial até ar condicionado nas salas de aulas. 

Uma pauta extensa e resultado de muitos anos de lutas, fracassos e decepções no atuar dos prefeitos FERNANDO CUNHA, MARÍLIA E AGORA EMÍDIO JÚNIOR.

Para qualquer desavisado do cenário local, poderia pensar assim:

PARALISAÇÃO ! O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PARA SUAS AULAS NAQUELE DIA E DEPOIS A PARTIR DA NEGOCIAÇÃO REPÕE O CONTEÚDO, POIS ASSIM DETERMINA A LDB, EFETIVAÇÃO DE 200 DIAS LETIVOS. SIMPLES CONCLUSÃO.

Só que não está sendo bem assim, apesar dos sindicatos que conduzem o evento paradista, terem se colocado à disposição de juntamente com seus representados, negociarem a reposição do dia de aula, a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO já encaminhou ofício para escolas pedindo para colocar as faltas e é claro enviá-las para secretaria de administração e assim cortar salários.

Mas você, o "desavisado" do que ocorre em Macaíba perguntaria ainda:

 Mas o secretário de educação é professor ou atuou como professor em sua história antes de ser secretário de educação?


Atual Secretário de Educação, Dr. Silva Júnior

A RESPOSTA A ESTA PERGUNTA É:

Além de ter exercido a função de professor em certo tempo, foi da luta sindical e por várias vezes fez greve e participou de inúmeras paralisações. 

Quem ? Você perguntaria novamente. 

O secretário de Educação, DR. SILVA JÚNIOR, foi militante sindical?

Sim, foi!

 Fez greve!!!!

Fazia paralisação e defendia que os professores e professoras parassem suas atividades e depois negociassem a atividade suspensa pelos movimentos grevistas da época.

Mas logo Dr. SILVA JÚNIOR, esse que agora manda notificar as direções de escola para colocar falta e efetivar envio para administração para cortar salários?

SIM!!!

Esse mesmo!!!

O que faz alguém mudar tanto assim?

 Ao que parece, o PODRE PODER BURGUÊS não muda apenas o TOPETE DAS CARECAS, mas altera significativamente o pensar de classe.

Agora a resposta precisa ser dada pelos professores e professoras.

ASSEMBLEIA DE PROFESSORES RESOLVE PARALISAR SUAS ATIVIDADES NESTA SEXTA(19/04/2024)

Em ASSEMBLEIA SINDICAL, realizada na noite desta quarta-feira, 17/04/2024, os profissionais da educação de Macaíba resolveram paralisar suas atividades na sexta, 19 de abril do presente ano.

A pauta que foi aprovada para garantir a mobilização sindical dos profissionais da educação é a seguinte:

PAUTA DA CATEGORIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO:

1 - Cumprimento da lei 1466/2009 - PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO;

2 - Pagamento dos 20,39 por cento do piso dos professores/as de 2022;

3 - Cumprimento da matriz salarial para os novos concursados da educação;

4 - Revogação de pontos da lei 2.169 de 2021, que prejudicam os profissionais da educação;

5 - Criação de um plano de CARGOS, CARREIRA E SALÁRIOS  que atender os funcionários da educação.

PAUTA EM DEFESA DA SOCIEDADE MACAIBENSE:

1 - Reforma das Escolas do Município de Macaíba;

2 - Garantia da climatização de todas as salas de aula das escolas municipais.

Segundo informe repassado pela dirigente Goreti Santos, do Núcleo do Sinte Macaíba, a assembleia foi realizada com uma grande participação popular e no ato do dia 19 de abril, pretende-se reafirmar na luta, os direitos retirados dos profissionais da educação e mostrar para toda sociedade Macaibense o que o Governo Emídio tem tratado a educação de nossa cidade.

Neste dia 19/04/2024, sexta-feira próxima, deverá ser feito um ato na praça, onde professores e professoras se somarão a mais funcionários de outras categorias para bradar seu grito por melhorias na política pública municipal.



quarta-feira, 20 de março de 2024

REI DE ABIACAM FAZ NOVA PESQUISA

Partindo da máxima de que “REI nunca perde a majestade”, o rei que hoje habita sozinho o palácio de ABIACAM. não recebeu de bom a grado, os "murmurinhos" de que ele era muito rejeitado nos corredores do palácio.
Alguns comentam que seu jeito é uma mistura de suco de chuchu, com casca de melão.

As cozinheiras do palácio o chamam de “desenchavido”, sendo essa uma das razões que seu mago principal, sempre alerta ao rei, para aparentar alegre, animado, mais atento que o normal.

No entanto, não se sabe se essa tentativa de aparentar o que não é, fique pior do que o sendo.

Ele é muito desenchavido mesmo, é muito sem graça e sem gosto, conclui-se que seu contrário caricaturado, fica parecido pior do que o sendo.

Não se sabe ainda, se essa forma meio desengonçada de ser é que tem gerado uma enorme rejeição na cabeça dos ABIACANHENSES ou se foi mesmo o gesto de traição que ele cometeu com seu outro parceiro, rei deposto e que nem o palácio é permitido visitar.

Hoje a Diarquia não funciona mais.

Para tentar entender essa realidade, onde parte dos súditos não quer bem a ele e a outra parte o rejeita, o senhor rei contratou uma pesquisa que foi feita em toda ABIACAM.

Resultado da pesquisa?

Um fracasso de aceitação popular.

Menos de 40 por cento dos súditos o queriam como governante e mais de 60 por cento apresentava outros nomes da nobreza, alguns até já com carruagem paga para viajar para outro condado.

Mas foi um festa para realeza aqueles quase 40 por cento. Quem estava quase a zero, ter quase 40 por cento era a maior festa que a nobreza poderia ter.

Todo o castelo recebeu em suas portas o resultado da pesquisa.

Um banquete foi montado nas novas terras compradas pelo senhor rei.

E a festa estava quase chegando ao ápice, quando de repente, o bobo da corte, aquele que adora fazer o seu povo rir a pedido do senhor rei, trouxe uma outra versão da pesquisa.

Na versão apresentada pelo bobo da corte, não era quase 40 por cento que desejava o senhor rei, mas era mais de 60 por cento que não o queria governando o palácio.

Essa nova versão divulgada pelo bobo da corte caiu como um balde de água gelada na cabeça da realeza.

Foi uma loucura.

Alguns passaram a chorar.

Outros já estavam buscando fugir do palácio e se esconder na floresta perto da casa do rei deposto. Quem sabe voltaria a amizade com ele.

E o senhor rei, esse nem se fala.

Ficou acamado, sem receber seus súditos.

Chorou madrugada toda, não quis mais participar da festa real e decretou estado de sítio no palácio até nova onda de alegria poder chegar.

Foi nessa tristeza misturada com loucura, que o mestre dos magos, homem de confiança do senhor rei e sempre o seu principal conselheiro, sugeriu:

VAMOS FAZER UMA NOVA PESQUISA, essa agora paga. Os dados assim produziremos.

O senhor REI que estava nos aposentados do palácio, tomou conhecimento e retornou ao trono. Achou a ideia maravilhosa e mandou contratar um novo grupo de pesquisa, essa agora confiável e que pudesse coletar a verdade real.

Assim feito!!!

Assim foi construído nos aposentos do rei o resultado da pesquisa.

Tudo o contrário da outra realizada há uma semana atrás. 

Agora é 60 por cento da população que deseja o rei.

E mais, que seja assim até "os finais dos tempos" e quem assim pensar diferente que seja levado às masmorras.

Logo após pesquisa realizada, o resultado foi colocada em cada porta das casas dos súditos de ABIACAM.

PALAVRA DE REI.

A ACADEMIA POPULAR DE LETRAS, ARTES CIÊNCIAS E DESPORTO INFORMA QUE QUALQUER SEMELHANÇA COM FATOS, E SITUAÇÕES, É MERA COINCIDÊNCIA.

domingo, 17 de março de 2024

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE EMÍDIO USA SUAS REDES SOCIAIS PARA ATACAR ADVERSÁRIOS

 

Na manhã de hoje, 17 de março do presente ano, o Secretário de agricultura de Emídio, Cícero Militão usou suas redes sociais para divulgar um vídeo onde ataca os supostos adversários seus, que são, na verdade, adversários políticos do Prefeito Emídio e como Cícero defende o prefeito Emídio, tem tais políticos partidários como adversários também.

Alega o secretário de agricultura em seu vídeo que estava sendo questionado por seus adversários sobre sua ligação a um partido de direita, o PL.

E segundo o Cícero Militão, que é secretário de Agricultura do Prefeito Emídio desde o início da sua gestão, ele foi tachado de negar as origens do PT e se aliar com a direita.

Cita na sua fala que seus adversários também são de direita e portanto não tem moral para fazer tais reclamações nas redes sociais.

Veja o vídeo.

Após a passagem desse vídeo, veja abaixo a foto do Cícero na convenção do Emídio ( PP).


Ao observar essa foto podemos colocar algumas observações necessárias.

Vejamos:

O secretário de agricultura ladeado de seus parceiros, tudo bem. Mas da mesma forma que seus parceiros, com camisa AZUL.

Você poderia citar:

- Mas é normal tal uso de camiseta AZUL naquela convenção, afinal Emídio está usando tal cor para garantir a marca de sua campanha.

Verdade.

Mas o Cícero Militão, secretário de agricultura, é filiado e presidente do PT de Macaíba.

E é muito comum o PT, ao fazer parte de convenções partidárias sejam suas ou de aliados, usar a cor vermelha nas camisetas.

É como se fosse a marca do PT.

Inclusive a bandeira do PT é vermelha e não azul.

O PT ao participar de eventos partidários, usa sua camisa VERMELHA para demarcar sua postura de luta.

O vermelho para o PT lembra suas lutas em defesa da classe trabalhadora.

Mas o que fez então o secretário de agricultura e também presidente do PT, ESQUECER SUA CAMISETA HISTÓRICA?

Será que foi por causa dessa camiseta azul e não vermelha que o PT está ficando mais a direita em Macaíba?

Será que foi por isso que os adversários que o Cícero cita no seu vídeo, criticaram ele.

Ou na verdade o presidente Cícero Militão esqueceu seus ideais históricos?

No final do vídeo o secretário de agricultura chama seus adversários de “GADAIADA”, relativo a gado. Não sabemos ainda se por ser ele secretário de agricultura e atuar com algum gado em específico ou por mera vingança verbal.

Será que é desta forma que o Prefeito Emídio paga seus secretários para atuar na política eleitoral?

Ou isso é típico de quem trabalha com GADAIADA? Nesse sentido relativo aos gados da fazenda recentemente comprada. Ainda não se sabe por quem ou para quem. Mas tem gadaiada lá. E muito.